terça-feira, julho 18, 2006

A árvore de Natal da Lagoa

Do outro lado da lagoa fica a Rocinha. A favela veio subindo lá do lado de São Conrado e acabou descendo pelo lado de cá do morro, invadindo a ilha da fantasia. Ninguém ousou segurar... Virou parte da paisagem. Mas sabe que tem gente que até gosta? Ouvi outro dia uma senhora poodle de sensibilidade aguçadíssima (típica da vizinhança) dizer que achava bonito ver aquelas luzinhas todas penduradas no morro quando a noite cai. “Parece árvore de Natal”. Que impressionante capacidade cognitiva, não?

Imagino sua casa. O jogo de luzes bem posicionadas no interior do salão envidraçado exibe para quem anda pela lagoa o bom-gosto na decoração e a intimidade da família, desfrutando a dolce vita da ilha da Fantasia. Da janela, a senhora poodle deve ter o privilégio de enxergar, a cada noite, a enorme árvore de Natal do lado. Crescendo a cada dia (que beleza, não?)...

A noite e a distância escondem os barracos, os esgotos, o emaranhado dos gatos (ligações irregulares de fios elétricos). Escondem também os meninos armados, as mulheres abandonadas, os negros de todas as cores e os paraíbas de todos os nordestes. Essas coisas desagradáveis de se ver... Ah, e daqui também não se ouvem os tiros nem as sirenes de polícia. Ficam só mesmo os pontinhos iluminados, ornando a lagoa como penduricalhos natalinos.

3 comentários:

F. disse...

A distância impede mesmo de ouvir os tiros. Mas era mais ou menos dezembro e eu procurava apartamento ali pela Lagoa, logo que nos mudamos para o Rio, quando fui ver um no alto da Rua Sacopã. O casal, muito simpático, me falava das belezas do bairro. Ele citou a árvore de Natal da Lagoa, linda. Ela lembrou os 'fogos' da Rocinha na passagem do ano. Fogos? "Tiros traçantes de fuzil para o alto", citou a moça, na maior naturalidade. "Tem nas cores verde e vermelha. Quando vira o ano, eles sentam o dedo no gatilho."

Anônimo disse...

Pri, se o conteúdo não fosse tão triste e real, poderia dizer que achei o texto lindo.

Anônimo disse...

vamo atualizar, pessoal ;-)