sábado, setembro 29, 2007

Segredos Cariocas - Praça São Salvador

A diva grega de cabeça laureada e formas roliças segura o jarro virado de onde não pinga uma gota. Mesmo assim, a diva olha para baixo, como se contasse as latinhas, copos plásticos, pratinhos de papelão jogados na fonte seca que adorna. Por sorte, seu olhar pende para a direita. Se olhasse para a esquerda, veria o menininho de seus três anos, gorro da Nike enterrado na cabeça, mini-calça de rapper pelo joelho, a aguar-lhe o cimento do pedestal enquanto alivia a bexiga. Azar danado o da diva. Tivesse antes sido imortalizada olhando para cima, estaria agora a contemplar a lua cheia em lugar dos restos da civilização fast-tudo na fonte seca.
Pelo menos de uma coisa não pode ela se queixar. A praça São Salvador, onde foi dignamente instalada, nas Laranjeiras, tem um charme especial. Todo último sábado do mês, um grupo de músicos se reúne sob a lua para tocar velhos sambas. É a turma do Bagunça Meu Coreto, um bloco que se apresenta de graça para os cerca de 100 (talvez 200 , mas não muito mais) cariocas que conhecem o segredo. E também para a diva grega de formas roliças...

6 comentários:

Anônimo disse...

diva graga roliça... tá falando de mim? hahaha
adoro segredos cariocas.
mas não tem lugar em que eu me sinta mais perdida do que qdo o pensamento vai até o jd botânico :´(
vem pra cá jantar comigo hoje?

Anônimo disse...

Tenho uma "inveja" desses seus textos sobre a vida carioca (rs)...

Marina disse...

Obrigada por confidenciar esse segredo com a gente. Fiquei morrendo de vontade de conferir o bloco.

Anônimo disse...

Opa! Nesses meus 28 anos de samba (rs) não havia escutado falar neste bloco. Bela dica!

Blog do Hyder disse...

Olá,

sou o Hyder e mantenho um blog (blogdohyder.blogspot.com) onde um dos meus assuntos prediletos é o Rio, onde nasci e criei até mudar para Porto Alegre, a trabalho. É muito bom estar lendo seus textos pois o Rio é o Rio. Minha namorada conheceu esta terra unica semanas atrás e já quer morar aí.. asim que der, vamos todos para a casa outra vez !!!

Abs do Hyder

Anônimo disse...

Admiro muito esse jeito de contar coisas lineares de uma forma peculiar, como aconteceu agora. Parabéns!