quarta-feira, setembro 12, 2007

Quais são os seus valores?


Poderia escrever linhas e mais linhas tentando extravasar a decepção que estou sentindo com relação ao senado do nosso país. Mas de repente caiu a ficha de que nossas linhas há muito já não são lidas por aqueles que teoricamente estão nos representando lá em Brasília.


Poderia buscar na justiça meios para deslegitimar a votação de hoje, articulada de forma covarde nos bastidores. Mas de repente caiu a ficha de que há muito que o poder fez "uns mais iguais que os outros", e colocou-os confortavelmente dentro de uma caixa blindada onde as leis dos comuns não conseguem entrar.


Poderia esperar as próximas eleições e votar nulo para o senado, em protesto a cada um dos 40 senadores que votaram a favor da corrupção, do descaso, da falta de ética e de tudo o mais que Renan Calheiros representa. Mas de repente caiu a ficha de que até lá a memória de muitos brasileiros já vai estar apagada, e a força do marketing, a força do dinheiro e a força do hábito (!) vão nos fazer ir às urnas, como bobos da corte, abençoar os mesmos nomes e os mesmos vícios.


Então como protestar num país em que as palavras não valem, as leis não valem, os votos não valem?


Aqui vai minha sugestão para um protesto internético, acreditando na força das imagens, das redes e sobretudo dos valores humanos que existem (mesmo que às vezes adormecidos) dentro de cada um de nós:


1. Pergunte-se, pergunte-se, pergunte-se: Quais são os seus valores??????????????


2. Saia de preto amanhã, em luto por todos os valores que estão morrendo em nosso país. E escreva uma frase de protesto num lugar onde possa ser visto pelo maior número de pessoas. Na roupa, no carro, na janela de casa, na tela do seu computador, na mesa de trabalho, no Cristo Redentor! Se alguém quiser uma sugestão, a minha será: "Eu tenho valor! E você, senador?"


3. Fotografe o seu protesto e coloque as imagens na internet, usando youtube, email, blogs e todos os outros meios que possam levar nossa mensagem pelo mundo.


4. Repasse as mensagens que receber de outros. Faça circular!


Em algum momento alguma das nossas mensagens vai chegar na tela de alguém que está precisando refletir sobre isso! Se ela mudar de atitude, já será uma grande vitória.

2 comentários:

Antonio Lino disse...

Cheguei a Brasilia na vespera da palhacada. E entrei na campanha: http://www.flickr.com/photos/antoniolino/1372689724/
Abraco!

Anônimo disse...

Uma amiga me disse que o site do Senado ficou fora do ar, pois não suportou o volume de e-mails de protesto que chegou.
Seria muito bom se nosso País tivesse um povo com melhor nível de educação, pois poderiam ter mais acesso às informações e evitar a reeleição desse sujeito. Mas depois do Waldemar Costa Neto, esperar o que?