segunda-feira, agosto 13, 2007

Segredos Cariocas: Doces Portugueses

Quem vê a fachada de azulejos não imagina as delícias por trás da porta de vidro canelado. Lá dentro Don Rodrigos dividem uma minúscula estufa com Toucinhos do Céu, Fatias de Braga, Bem Casados, Camafeus e Trouxas d'Ovos. Todos em bandeijas recém-saídas dos fornos na cozinha ensolarada que a porta atrás do balcão esconde. A responsável por esta maravilha feita com açúcar orgânico é dona Alda Maria Talavera Campos, uma doceira de mão cheia que há 12 anos deixou Pelotas, no Rio Grande do Sul, para difundir as receitas de família de doces portuguesas no casarão de Santa Tereza. Ela mesma nunca esteve em Portugal. Mas nem precisava. Seus doces deixam qualquer Confeitaria Colombo na saudade. Bom, como já contei o milagre, aí vai o santo: o endereço da dona Alda é Rua Almirante Alexandrino 1.116. E ela tem site também: http://www.aldadocesportugueses.com.br/.

4 comentários:

Marina disse...

Amo doces portugueses...parada obrigatória na minha próxima ida ao RJ! valeu pela dica.

Anônimo disse...

Deu água na boca!

Anônimo disse...

Pra mim que moro em SP, foi ótimo ver isso, e saber que posso ir a hora que eu quiser. Que maldade! Deu até água na boca...

Anônimo disse...

Hummm então aí vai a dica de um outro milagre da culinária "carioca", que se encontra na Rua do Ouvidor,187/189, Confeitaria Manon.
Atende pelo nome de Madrilenho, pão doce que mantem sua receita inalterada desde 1942, ano de fundação da confeitaria.
Olha... é divino!