terça-feira, outubro 10, 2006

Uma questão de perspectiva

Conforme eu havia prometido há algumas semanas, segue a história por trás da foto. No caso, devidamente ilustrada. Uma prova de que beleza é uma questão de perspectiva.


1 - Favela do Vidigal - Com cerca de 10 mil moradores amontoados aos pés do Morro Dois Irmãos, é uma das favelas com vista mais bela do Rio de Janeiro. Ela começou a surgir na década de 40 e leva o nome do antigo proprietário das terras, o major de milícias e cavaleiro da ordem imperial Miguel Nunes Vidigal, que ganhou o terreno de monges beneditinos. A explosão demográfica aconteceu nos anos 60, junto com o crescimento do Leblon. Desde 2002, os bandidos que controlam o tráfico de drogas aqui estão em guerra com os rivais da Rocinha. As últimas batalhas aconteceram no início deste ano, em território da Rocinha (veja número 3).

2 - Morro dois Irmãos e Pedra da Gávea - Dois exemplos típicos da generosidade do Criador com esta cidade. A Pedra da Gávea é ponto turístico conhecido, base de lançamento de asas-delta. O Dois Irmãos também é famoso. Já deu nome à música de Chico Buarque (o compositor é morador de suas encostas, no Alto Leblon) e atualmente aparece na abertura da novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos, outro morador ilustre da região. Aliás, na abertura, você só não vê o Vidigal (leia número 1) porque a emissora providenciou uma folhinha que cai bem daquele lado. Será que era para esconder a favela???

3 - Favela da Rocinha - Já foi vendida como a maior favela da América Latina, com 200 mil habitantes! Exagero. O Censo de 2000 do IBGE diz que ela tem em torno de 50 mil (ah, então tudo bem). Surgiu por volta de 1930, com a ocupação de terras que pertenceram a um antigo Engenho de Açúcar. Os invasores haviam sido expropriados pela crise do café, de 1929, e lotearam o espaço em pequenas chácaras. Ali fizeram roças, cuja produção vendiam aos moradores do Leblon. Daí a origem do nome. Sua explosão demográfica aconteceu nos anos 50 e 60, quando o boom imobiliário em Ipanema e Leblon abriu milhares de empregos na construção civil - e milhares de nordestinos se mudaram para o local mais próximo em busca desses empregos. Também é controlada pelo tráfico de drogas e perdeu 10 'soldados' no último confronto com o Vidigal.

4 - Lagoa Rodrigo de Freitas - O espelho d'água de 2,2 quilômetros quadrados é belíssimo e atrai milhares de pessoas à ciclovia que a circunda nos finais de semana. Gente correndo, andando, pedalando nos 7,8 quilômetros de sua circunferência. Infelizmente, seus 6.200.000 metros cúbicos de água recebem diariamente dejetos domésticos que chegam pelas águas dos seus três afluentes, os rios Cabeça, Rainha e dos Macacos. O Estado jura que interrompeu o despejo de esgotos, mas a proliferação de algas e a mortandade esporádica de peixes não deixam dúvidas de que, de alguma maneira, o esgoto ainda chega em natura às suas águas.

5 - Edifícios de alto padrão do Baixo Gávea - Um dos bairros mais valorizados do mundo, com belos prédios que abrigam o topo da pirâmide de renda do IBGE. O contra-luz esconde, mas estão logo abaixo da Rocinha. Aliás, o Rio de Janeiro desmente a expressão criada por Elio Gaspari: aqui, o 'andar de baixo' fica em cima.

6 - Turistas no pedalinho - Finalmente, um casal de turistas pedalando tranquilamente na Lagoa, assistindo ao romântico pôr-do-sol, curtindo a ilha da fantasia, indiferente à toda essa chatice aí de cima.

Nenhum comentário: