domingo, outubro 22, 2006

Olhar Estrangeiro e Piauí

Mesmo quem não gosta de documentários tem boas chances de se divertir assistindo a "Olhar Estrangeiro", de Lucia Murat. A proposta da diretora é simples: expor os clichês patéticos dos filmes estrangeiros que retratam o Brasil. Mas não apenas ao público; ela leva as fantasias estapafúrdias aos diretores, roteiristas e atores que participaram das produções, pedindo explicações. O resultado revela a ignorância e a arrogância com que a indústria do cinema trata a informação que espalha pelo mundo.
Dois exemplos para incentivar, só para dar um gostinho. Um dos filmes americanos que Lúcia pesquisou mostram o Rio quase como os portugueses o encontraram: com todas as cariocas de topless para cima e para baixo. Em plena década de 80! Numa outra fita francesa da mesma época, Roberta Close faz ponta. O diretor encantou-se com sua beleza quando chegou ao Rio e a convidou para o elencon sem saber que ela era homem.

***
Pegando carona, não deixem de ler o ensaio de Roberto Pompeu de Toledo, entitulado "Papagaio", na edição número 1 da revista Piauí. Vale muito mais do que as aulinhas de sociologia da universidade. Aliás, a revista inteira é um achado para quem gosta de ler e de pensar.

Nenhum comentário: