domingo, julho 08, 2007

Cristo Maravilha


Há alguns meses, quando começou a campanha Vote Cristo, eu torci o nariz. Achei ufanista e exagerado comparar a estátua com lugares como a muralha da China ou as cidades de Petra e Machu Pichu.

Nas últimas semanas, porém, meu coração foi amolecendo. O tempo todo, de lugares e momentos diferentes da minha rotina, ele estava lá, braços abertos, me acolhendo. Uma onipresença quase divina.

Foi aí que, de coração aberto, consegui enxergar a maravilha do Cristo: mais que uma obra gigante (o que sem dúvida ele é), o Cristo é grandioso em sua proeza. Que outro monumento religioso participa de maneira tão presente no dia-a-dia de tanta gente? Ele entra na casa das pessoas, no almoço de pé no balcão da casa de sucos, na janelinha gelada do avião (e no janelão suado do ônibus), no jogo de futebol e até no desfile carnaval. Sério: você consegue vê-lo ao cruzar o sambódromo, sem falar nos blocos de bairro que surgiram bem debaixo dos seus braços (o mais famoso é o Sovaco de Cristo - amo esse nome!).

Voto Cristo, portanto, porque não tem melhor símbolo da fé brasileira: acolhedora, de braços abertos, irreverente, distante das igrejas e perto da natureza. E, acima de tudo, absolutamente cotidiana. A espiritualidade ia passar direto pela vida de muito carioca não fosse o Cristo ali no alto, lembrando-o que o buraco é mais em cima! Isso, pra mim, já valeria o voto no redentor.

PS: Numa boa, os chineses são invejáveis em sua genialidade e determinação para fazer uma muralha daquelas. Mas não sei se chamaria de "maravilha do mundo moderno" a um muro com tantas motivações militares e segregacionistas. Não é desse tipo de símbolo que a civilização precisa. Sou mais o meu Cristo cabeludo abrindo os braços para o mundo todo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ferdi, eu concordo com tudo, mas votei no Cristo por outra razão: para mim, ele simboliza essa cidade tão bem retratada neste blog. Afinal, apesar de todas as mazelas também descritas aqui, você concorda que o Rio é uma das maravilhas do mundo moderno, né

Pri Ramalho disse...

Putz... Faz tanto tempo que eu não escrevo que vc já vai achando que foi o Ferdi!;)

Dani disse...

Mesmo não sendo carioca. Mesmo tendo visto apenas uma vez, assim, de pertinho como vcs devem ter o privilégio quase que diariamente, foi uma das maiores emoções da minha vida. "Vitória" merecida, justa, não só para vcs cariocas, mas para o povo brasileiro.

F. disse...

Aí tutu, adorei... E a gente nem é carioca!

Don Rodrigone disse...

taí... agora tenho bons argumentos pra quem critica a escolha do Cristo!