segunda-feira, junho 11, 2007

Tá tudo dominado

Meu sonho era usar este espaço para textos saborosos, divagações sentimentais, mas minha veia jornalística não resiste... Dados de um estudo do ex-secretário Nacional de Segurança Pública, José Vicente da Silva Filho revelam que, em 2006, a polícia do Rio de Janeiro efetuou 16.543 prisões em todo o Estado.
O que vocês acham? É muito, pouco, mais ou menos? Então vamos lá.
Segundo o mesmo estudo, a polícia de São Paulo, onde a violência atinge níveis semelhantes aos do Rio (quem não concordar pode deixar comentário espinafrando), foram efetuadas, no mesmo período, 128.135 prisões.
Gostaram do número? Já estão tentados a rasgar elogios à corporação paulista? Calma.
Em Nova York, onde a violência é infintamente menor, foram efetuadas 340 mil prisões em 2006. Isso mesmo, os meganhas yankees prenderam 20 vezes mais que seus colegas da Guanabara.
Alguém ainda quer saber por que a criminalidade está fora de controle há duas décadas no Brasil?
Agora sim eu entendo a razão de, em um ano meio morando no Rio, nunca ter visto uma viatura de polícia com a sirene aberta no trânsito. Como dizem por aqui, "tá tudo dominado".

2 comentários:

Sharon disse...

ahn...

é com esse tipo de post que vc quer me convencer a mudar pro Rio?

hahahaha

Estive nessas 3 cidades nos últimos 20 dias. Nem preciso dizer onde eu queria morar, né?

Imagina o que é pra uma fotógrafa andar pela madrugada com seu equipalmento de 4 mil dólares (que logo estaria na mão da maldita receita!!!) pendurado no pescoço, sozinha, no metrô e não se sentir ameaçada em nenhum instante...

priceless!

Enfim, aqui estamos no Brasil. Então fico feliz de morar nessa cidade linda que eu moro, amo São Paulo (falei isso porque ainda não saí de carro hoje). Mas se rolar Rio no futuro, porque não? Tem pôr-do-sol na praia de grátis! :-)

Um beijo pra vcs! E chega de números, porque isso sim é realmente assustador... é o atestado da dominação... Y_Y

mais beijo!

Marina disse...

Eu sou uma pessimista em relação ao Rio, a São Paulo e ao Brasil (ou seria realista?). Mas quando entro num avião, vejo o Pão de Açucar da janelinha e vou ao encontro de amigos queridos para participar de uma celebração tão especial, fico com um pouco mais de esperança na humanidade.