domingo, abril 22, 2007

Agora o Rio está perfeito

Logo na minha primeira semana no Rio inventei uma piada que usava para provocar os naturais da Guanabara. Dizia que havia sido exposto à primeira situação de violência carioca: um rodízio de pizzas. A piada era baseada em fatos reais. Na minha primeira semana, sem conhecer nada da cidade, inventei de comer uma pizza no Largo do Machado. Fui bater numa pizzaria, 10 da noite, e na porta o garçom foi logo perguntando:
- Rodízio ou quilo?
Eu só queria comer uma pizza, de preferência uma média.
- Não temos essa opção. Ou o senhor vai no rodízio, ou vai na comida a quilo do buffet.
Buffet às 10 noite? Achei arriscado. Seria melhor encarar o rodízio, pensei. Errei feio. As pizzas, que já não são uma especialidade nesta parte tropical do país, pioram muito nos vários rodízios em que são servidas em quantidade inversamente proporcional à qualidade.
Era um tal de pizza de carne moída, pizza de jabá com jerimum, pizza mexicana, numa lista pra lá de heterodoxa que incluía ainda, entre os sabores doces, pizza de brigadeiro, de prestígio, de confete, de mousse de maracujá!!!! Definitivamente, uma violência.
Os cariocas não gostavam muito da minha piada e acabei por aponsetá-la. Agora, porém, eles podem entender o meu mau humor com aqueles discos de massa do Largo do Machado. Porque abriu no Rio, bem ao lado da minha casa, no Jardim Botânico, uma filial da Bráz. Provei ontem. Que maravilha. Agora, o Rio está perfeito. Já tem a velha e saborosa pizza paulistana.

7 comentários:

Marina disse...

Sorte dos cariocas e dos paulistas que adotaram o Rio. A pizza da Bráz é a melhor do mundo. Ums amigos ingleses já tiraram sarro quando eu disse isso, mas depois tiveram que dar o braço a torcer. Agora, espero que a pizzaria não resolva se adaptar ao "público local" e colocar o tubinho de ketchup nas mesas!

Ju disse...

Não consigo ouvir histórias de cariocas com pizza que lembro na hora do tubinho de ketchup!

F. disse...

M. e Ju, também espero que eles não se adaptem ao ketchup... Mas pelo que percebi, não vão entrar nessa onda. A casa está lotada, com espera de 40 a 50 minutos. A propósito, achei a pizza Caprese simplesmente divina. Recomendo.

Jaque disse...

Essa historia de ketchup é lenda... nas boas pizzarias Capriciosa, Fiametta e só! :-))não tem isso não! hahaha

Mas, eu como boa carioca amante de SP, só tenho a agradecer a Deus! Uhu! Brás, America, Ráscal... Tá ficando bom!

Jaque

Antonio Lino disse...

O que eu devorei foram seus textos. Sem pausa nem ketchup. Delícia!
Abraço!
Ps: nem te conto das pizzas do Piauí...

Anônimo disse...

Eu ia mesmo recomendar a Caprese, minha preferida na Bráz, mas o Ferdi já se adiantou. Aqui em Sampa o pão de linguiça de couvert também faz sucesso...

Anônimo disse...

Depois paulista que é estranho. Eu sou fã de pizza, massas e afins. Coisas lights, claro.
O pão recheado com linguiça calabresa, mussarela, assado no forno a lenha da "A Esperança", é o que há de melhor!