domingo, setembro 24, 2006

Malandragem inocente

Plantão chuvoso no domingo abandonado, lanchonete do trabalho fechada, máquina de guloseimas desligada, restou apenas a vendinha da tia na rua para o abastecimento da dose mínima de serotonina na forma de chocolates. Diante do balcão repleto de anti-ansiolíticos, um senhor negro encomenda:
- Um pacote de bolachas salgadas, água e sal, e dois iogurtes vigor, de morango. Mais tarde dá uma fome e essa bolachinha com esse iogurte cai bem.
Embora a prudência desautorize advinhações nesses casos, me arrisco dizer que ele avançou nos 60 e muitos anos. Sorridente, doa simpatia em troca de atenção. E vai explicando à tia atrás do balcão:
- Embrulha em jornal pra mim, por favor. Pode embrulhar os dois. E coloca num saquinho plástico, por favor.
A vista cansada sorri por trás de aros de acrilíco marrom com lentes grossas, de idade também incalculável. O guarda-chuva desbeiçado pende do braço médio. O senhorzinho explica a razão de tantos embrulhos:
- Quando eu chego lá no meu pedaço, os malandros vêm logo perguntando "o que tem aí, tio, o que tem aí?" Assim embrulhado no jornal, eu respondo "é pra por na encruzilhada, fio". Eles saem correndo na hora. Se eu disser que é comida, eles pegam pra eles. Mas pra encruzilhada, ninguém quer. Eles têm armas grandes, mas têm medo de macumba.
E se despede, divertindo-se com a inocência da sua malandragem.

4 comentários:

Nádia Pontes disse...

oi Ferdi. não te conheço, mas vi o link para seu blog no de uma amiga minha. aliás, a história dela narrando sua foto é ótima (a Má é brilhante!).
temos algo em comum. a configuração dos nossos blogs é idêntica. espelhos. um abraço, e confira o http://vacagordaoumaujornalista.blospot.com

Anônimo disse...

Muuuuuiiiito bom esse texto. Viajei!

Rachel Belo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rachel Belo disse...

Ta vendo? E a gente ainda reclama dos plantoes de chuva nos domingos. Sem eles nao haveria* historias!