segunda-feira, agosto 14, 2006

Praia e sol, Maracanã futebol...

Domingo carioca. Em pleno inverno, temperatura de 35ºC, praia lotada, mar calmo... E água nem estava tão gelada.
No sol da manhã, partida de vôlei na praia de Ipanema, em frente à Rua Vinicius de Morais. Já é sagrado, todo domingo rola um vôlei sem compromisso. Puro lazer.
No sol da tarde, a sombra da cobertura das arquibancadas do Maracanã, onde o Verdão deu show sobre o inexpressivo Botafogo. O Palmeiras venceu por 3 a 1, com atuação de gala do atacante Enilton.
Instituições cariocas
Cerca de 7.000 pessoas pagaram entrada para assitir ao espetáculo no templo do futebol, eternizado por Jorge Ben (quando ainda não era Jor) na música de onde emprestei o título da postagem. O Maraca, como é carinhosamente chamado, é uma instituição tão carioca quanto a praia (não só no domingo).


Quanto ao vôlei, há controvérsias. Alguns cariocas dizem que é coisa de paulista. Como todas as redes estão lotadas, deve ter muito paulista por estas bandas.
Aliás, não é tão fácil de conseguir uma rede. Os postes na areia têm donos: pessoas que pediram licença à Prefeitura para armar redes. Para jogar, é preciso conhecer alguém.
Eu comecei a jogar numa rede emprestada por um colega do trabalho. Aos poucos, ele deixou de aparecer e nós continuamos indo lá na cara-de-pau. O malandro da quadra ao lado nos emprestava a chave da bomba d'água - onde fica guardada a rede. Até o dia em que decidiu dificultar.
Ficamos por ali sem rede, meio bolados, e depois de um tempo ele chamou um dos nossos amigos no canto. Não que não quisesse nos ajudar, veja bem, mas essa coisa de emprestar a chave e tal. Ele nos deixaria jogar até 1 da tarde todos os domingos. Bastava dar uma ajudinha, coisa de umas 20 pratas estava bom.
Negócio fechado. Honrando mais uma instituição carioca, o malandro vendia a solução para o problema que criara. Porque o jeitinho pode até ser brasileiro, mas com certeza nasceu no Rio de Janeiro...

2 comentários:

Anônimo disse...

esse blog é bom demais. cara, já virei fã. saudades dos textos maravilhosos de vcs dois. beijos grandes e saudades maiores ainda.

Anônimo disse...

Essa da origem do jeitinho foi boa... Adorei! Bjos