segunda-feira, dezembro 04, 2006

Só porque o Brasil não é racista

O Fundo Itaú Social tem um belíssimo projeto chamado "Criança - Cuidando do Futuro", que usa a página de abertura do banco na internet para anunciar seus programas. O banner mais recente ensina as pessoas a doarem 6% do Imposto de Renda para projetos sociais. Um belo serviço, diga-se de passagem.
Quem clica sobre o anúncio vai para uma versão ampliada que mostra quatro crianças. Uma japonesinha segura um cartaz dizendo "Conheça os direitos"; um menininho com cabelos de anjo, numa bicicleta lá no fundo, segura outro dizendo "O que é" e uma garotinha de cabelo lisinnho, um livro no colo, está sentada ao lado de uma placa com a inscrição "Resultados". O único menino negro segura o cartaz principal com a frase: "Ajude a melhorar a vida das crianças - Destine parte do seu IR para projetos sociais. Veja como é fácil".
A agência de publicidade que produziu o anúncio provavelmente nem percebeu, tampouco a diretoria do Itaú Social que aprovou a sua veiculação, mas o que fizeram aqui foi colocar o negrinho pra pedir a esmola.
Toda a campanha desse projeto, aliás, está repleta de preconceito. (Vocês lembram daquela em que a menininha doava um livro sobre um astronauta na agência Itaú? Passava na tevê. A meinina que doava era branquinha; o menino que recebia, negro.)
Isso é preconceito e do pior tipo: aquele que, de tão arraigado, passa despercebido para a maioria das pessoas (inclusive para o movimento negro).
Quem quiser conferir o anúncio, pode clicar no link do título. Se não entrar o banner do Itaú Social na página de entrada do banco, dê um refresh que ele aparece.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ferdi, parabéns pela observação.
Beijo.