quinta-feira, janeiro 18, 2007

Instituições Cariocas 2: Biscoito Globo

Ele combina com a areia branca tanto quanto o sol e a água salgada do mar. Na hora daquela fominha, preenche na medida exata a gula. Alimentar, não alimenta; mas é bom demais. E barato. Dois reais compram um saquinho de papel-manteiga encerado, enrolado nas pontas, com 30 gramas da guloseima. Disponível em dois sabores: salgado ou doce.
É verdade que existem biscoitos de polvilho em qualquer lugar. Mas o "bixcoito Globo", como anuncia o sotaque do ambulante, é um clássico carioca. Motivo de orgulho para os locais (quase tanto quanto o Pão de Açúcar e o Cristo Rendetor), embala lembranças de infância ensolarada para quem tinha por rotina visitar a brisa da tarde no mar de domingo.
Acreditem os cariocas ou não, esse cinquentão de que tanto gostam nasceu em... São Paulo. Mais precisamente no bairro do Ipiranga, em 1953, quando três irmãos (Milton, Jaime e João Ponce) se mudaram para a padaria de um primo depois da separação dos pais.
Eles começaram ali a fabricar a receita que mistura água, polvilho, sal e gordura vegetal (até hoje orgulham-se de não usar qualquer tipo de corante, conservante ou antioxidante). Em 1954, vieram ao Rio para vender a guloseima durante um Congresso Eucarístico. Foi um sucesso e eles perceberam que iam fazer mais sucesso na areia do que no asfalto. Mudaram-se, então, para uma panificação em Botafogo, chamada Globo.
O biscoito caiu no gosto dos cariocas e virou mito. Até hoje é disputadíssimo e não só pelos banhistas glutões. Os vendedores ambulantes também sofrem para consegui-lo na Panificação Mandarino, que os fabrica na Rua do Senado, Centro do Rio.
Formam filas enormes desde as onze da noite e dormem na calçada para conseguir um fardo, com 50 saquinhos. Um único por vendedor. Quando chove, a fila diminui e é possível levar dois ou, com sorte, até três.
Percebendo a demanda reprimida -, uma panificação de Olaria lançou o biscoito Extra (alusão ao jornal popular do grupo Globo). Com distribuição descentralizada, tenta ganhar o mercado do concorrente. Também pratica preços mais baixos nos cruzamentos (um real), embora na praia, em geral, custe o mesmo.
Os consumidores mais puristas, porém, garantem que o Extra não é tão bom quanto o Globo. Confesso que ainda não provei.


3 comentários:

Marina disse...

Eu adoro bissscoito globo! Nunca podia imaginar que era uma criação paulistana! Informação intessante, valeu! beijos pra vcs.

F. disse...

Eu também não fazia a menor idéia... Ainda bem que você voltou! Quando virá ao Rio? Bjs.

Anônimo disse...

Amei a pesquisa, muito legal, a cara do blog.